Você sabe o que é um gerenciador de área de transferência?
Um gerenciador de área de transferência é uma ferramenta de software que permite armazenar múltiplos itens copiados ou recortados temporariamente, como texto, imagens ou arquivos, em uma área de memória temporária. Isso permite que os usuários coleitem facilmente o conteúdo copiado em diferentes locais sem perder o que foi copiado anteriormente. Alguns gerenciadores de área de transferência também oferecem recursos avançados, como edição do histórico de itens copiados, organização em categorias e sincronização entre dispositivos. Em resumo, eles melhoram a eficiência e a produtividade ao facilitar o acesso rápido ao conteúdo copiado recentemente.
No Windows 11/10, esse recurso é nativo e aumenta a produtividade para processo repetitivos.
Entretanto, no Linux não há uma ferramenta padrão para gerenciar a área de transferência. Então precisamos nós mesmos efetuarmos a instalação. Mas não sem antes testar as diversas ferramentas que estão disponíveis para Gnome, no meu caso.
Um bem famoso, é o Clipboard History. Ele cria uma lista com todo conteúdo copiado para a área de transferência do Linix. Você consegue favoritar o texto copiado e ao reiniciar o computador, o conteúdo continua lá.
O ponto fraco que me fez desistir de usá-lo, é que o Clipboard History não dá suporte para imagens copiadas para área de transferência, apenas textos. Isso impossibilitou que eu o utilizasse.
Encontrei um projeto bem promissor chamado Pano Clipboard Manager. Simplesmente incrível.
O Pano Clipboard Manager é um gerenciador de área de transferência que dá suporte a imagens, textos e links.
As mesmas funcionalidades existentes no gerenciador de área de transferência do Windows, basicamente existem no Pano Clipboard Manager, porém altamente personalizável.
Ele emite um som quando um item é copiado e apresenta uma notificação no topo da tela. Eu acabei desativando essas funcionalidades, porém é um recurso importante para questões de acessibilidade. Ponto para o Linux e os desenvolvedores!
Em Customização é possível estilizar a aparência do gerenciador Pano, desde cores de janelas, textos, cor de links, fonte da data etc.
A instalação do Pano Clipboard Manager pode ser realizada através do Gnome Extensions através do canal oficial:
https://extensions.gnome.org/extension/5278/pano
Para que tiver interesse em conhecer um pouco mais, visite o Github do projeto:
https://github.com/oae/gnome-shell-pano
Até a próxima!