O microfone Fifine AmpliGame A8 é realmente muito bonito. Nas minhas buscas por microfones intermediários, fui atraído por esse modelo não somente pela estética, mas também pelas avaliações positivas. No Mercado Livre, a avaliação desse microfone é de 4,9, sendo a nota máxima 5.
Meu receio inicial era saber se ele funcionaria no Linux, considerando que o investimento não é baixo. Se você, assim como eu, também está com dúvidas a respeito deste assunto, irei compartilhar a minha análise do Fifine A8 utilizando o Linux.
O que faz do Fifine A8 tão especial?
Qualidade de Som
O Microfone Fifine A8 possui uma cápsula de condensador de alta qualidade, oferecendo um áudio nítido e claro. É muito utilizado por streamers, para lives e é excelente para o trabalho em home office.
Plug and Play
Basta conectar e usar. Simples assim. O mínimo de configuração é exigido, apenas a sensibilidade do microfone.
Design Elegante e Durável
É um componente bem construído; ao toque, é notável a robustez e a qualidade dos materiais. O microfone fica apoiado na base por borrachas, o que impede a captação de vibrações ou batidas na mesa.
Benefícios Adicionais
- Controle de Volume Integrado: Possui controles de volume fáceis de acessar, permitindo ajustes rápidos e precisos durante a gravação.
- Filtro Pop Incluído: Reduz a captação de plosivas, melhorando ainda mais a qualidade do som.
- Base Ajustável: Permite posicionar o microfone de forma confortável e eficiente.
- Saída de Áudio: Conta com uma saída de áudio para retorno, permitindo ouvir sua voz e controlar o volume no próprio microfone.
Utilização no Linux
Bastou abrir a embalagem, montar o microfone Fifine A8 e conectar ao PC. Eu utilizo as distribuições Linux Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) e a mais recente 24.04 (Noble Numba), e em ambas as distribuições o A8 funcionou perfeitamente bem.
Linux Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur)
Nesta versão, a sensibilidade do microfone é controlada automaticamente pelo sistema operacional. Mesmo que você ajuste a sensibilidade para o nível máximo, o Linux abaixa a sensibilidade, evitando que o áudio fique estourado. Minhas principais utilizações foram no Meet, Teams for Linux e no Gather.
Linux Ubuntu 24.04 (Noble Numba)
A grande diferença é que no Ubuntu 24.04, o controle de sensibilidade não é controlado pelo sistema operacional, o que achei ótimo.
Controle de Retorno em Tempo Real
Como mencionei no início do artigo, o Fifine A8 possui uma saída Jack de 3,5mm para controle de retorno em tempo real. No Linux, esse ajuste é realizado através da linha de comando ou CLI. Siga estes passos:
Utilizando o Alsamixer
O Alsamixer é um mixer avançado para Linux, permitindo ajustes granulares de entrada e saída de áudio sem interferência do sistema operacional.
sudo apt install alsamixer
Após a instalação, digite no terminal:
alsamixer
Abrirá uma tela de configuração de volume. Pressione F6 para selecionar o device Fifine A8.
Use as setas do teclado (direita ou esquerda) para navegar entre o ajuste de entrada do Fifine A8 ou o Speaker (retorno de áudio do Fifine A8). Após concluir os ajustes, basta fechar o terminal.
Extra: Utilizando o Alsamixer no Modo Gráfico
Para isso, será necessário instalar o Controle de Volume do PulseAudio (pavucontrol).
Instalação via linha de comando:
sudo apt install pavucontrol
Instalação via Centro de Aplicativos:
No campo de busca, digite pavucontrol
. O Centro de Aplicativos sugerirá a instalação do Controle de Volume do PulseAudio. Basta instalá-lo.
Agora, para configurar a saída do retorno, acesse a aba Dispositivo de Saída. A porta de saída do Fifine A8 estará nomeada como “fifine Microphone Analog Stereo” e a porta como “Speakers”.
Espero ter contribuído com você. Até a próxima!